ENERGIA – MOVIMENTO – CONSCIÊNCIA E ESTRUTURA CORPORAL

Conceitos gerais sobre esta ferramenta de autodesenvolvimento:

1- Seu corpo é uma excelente fonte de informação para o autoconhecimento, pois ele diz muito sobre seu funcionamento mental, emocional e instintivo.

2- Ele “sabe” mais da vida que a sua mente.

3- O melhor antídoto “contra” o seu sofrimento é o autoconhecimento aliado ao autodesenvolvimento. O sofrimento existe aonde a evolução parou.

4- Seus bloqueios corporais expressam paralisações do sentir e do expressar, portanto do pensar e do SER.

5- A dor emocional e o prazer fazem parte da vida. Não é possível estar livre para o prazer e bloquear a dor, ambas são sensações vitais profundas. Quando se bloqueia a dor, paralisa-se também o prazer.

6- O que vem à Consciência tem sempre a ver com o que está ocorrendo no corpo.

7- Suas defesas de caráter são arquétipos evolutivos da sua Alma. A partir do conhecimento de suas origens, finalidades, medos, etc … pode-se direcionar o trabalho pessoal de forma mais eficiente, despertando qualidades adormecidas, temidas e distorcidas em cada fase de desenvolvimento, que naturalmente levam a novas possibilidades de escolha, oferecem novos recursos, e produzem um relacionamento mais profundo, maduro e feliz consigo mesmo e com a Vida.

8- Agimos de acordo com esses padrões na grande maioria das vezes de forma totalmente inconsciente, portanto em reação, e não por escolha, AÇÃO;

9- Essas defesas estão intimamente ligadas à processos de formação de traumas, os quais podem ser tanto gerados por fatos de impacto ,ou ainda, pela soma do mesmo padrão ao longo de muito tempo da nossa história pessoal;

10- Esses padrões encontram-se em um nível tão profundo de nossa personalidade e de nosso ser integral que comandos mentais são insuficientes para alterá-los, embora seu entendimento racional já seja um bom primeiro passo para podermos nos orientar e lidar de forma cada vez mais positiva com sua manifestação;

Podemos considerar as Estruturas de Defesa de Personalidade ou de Caráter como sendo padrões de comportamento e reações ligadas à forma com a qual lidamos com a nossa Energia da Essência e dos nossos próprios campos áuricos, ou ainda,dessas mesmas energias vindas de outras pessoas.

Alexander Lowen, que estudou e recebeu tratamentos de Wilhelm Reich (este discípulo de Freud), analisou a relação da bioenergia (distribuição da energia pelo corpo) com os padrões de comportamento, definindo grupos distintos dessas estruturas.

• INICIALMENTE, no começo da vida, durante a infância até o começo da fase adulta, as defesas lhe foram úteis, em alguns casos, fundamentais até mesmo para a manutenção da própria vida;
• AGORA, na fase adulta e após o despertar da consciência sobre essa manifestação, as defesas agem como limitadores do autodesenvolvimento sobre vários aspectos, impedindo que a pessoa atinja novas oitavas de profundidade dentro de seu processo de expansão de consciência e evolução. Neste momento surgem desafios aos quais muitas vezes o indivíduo se apega de forma intransponível, tanto por gostar de ser daquele jeito como por ainda ver benefícios em continuar assim.

Sergio Negri

Author Sergio Negri

More posts by Sergio Negri

Leave a Reply

quinze − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

All rights reserved Salient.